top of page
treehome

A importância do acompanhamento de obras

Recentemente estive acompanhando com minha equipe a fase de concretagem de laje de duas obras que estamos acompanhando e o que ocorreu durante a visita me motivou a escrever esse texto para demonstrar a importância de ter a presença do profissional em campo.

Em uma das obras foi concretado a primeira das duas lajes, com altura de 3,00 m e nossa principal atenção estava no grande balanço estrutural do projeto.


Obra 1 - estrutura em balanço

Todo o canto esquerdo da imagem esta em balanço, sendo sustentado pelas duas (imensas) vigas invertidas que podem ser observadas sobre a laje. Como os mais atentos (ou do ramo) imaginam, a viga que sustenta o balanço deve-se ter muita atenção nas amarrações, posicionamento de armaduras, dimensões, etc.

Na conferência pré-concretagem pudemos observar que uma das vigas não estava amarrada na armadura dos pilares, algo grave, que se passasse despercebido poderia ocasionar problemas irreversíveis na estrutura, inclusive sua ruína.

Outra coisa que é comum observar é a falta de limpeza em cima da laje antes da concretagem, creio que pelo motivo da dificuldade de acesso ao dono da obra: Pregos, arame recozido, plásticos e pedaços de argamassa seca que entopem as cavidades onde o concreto deveria preencher.

Na mesma semana foi concretado a laje de outra obra em que acompanhamos e tivemos outra surpresa, o sistema utilizado nesta laje para subir o concreto para cima foi o de caçamba, onde o caminhão despeja o concreto em uma caçamba e um guincho o leva até a laje, conforme imagem abaixo:


Obra 2 - Caçamba de concreto

Nesse sistema o espalhamento e adensamento do concreto é feito manualmente pelo construtor, que deve espalhar com o auxílio de um rodo o concreto por toda extensão da laje.

Lançamento de concreto

Enquanto o construtor estava espalhando notamos que ele estava pedindo ao operador do caminhão betoneira para adicionar mais água no concreto pois ele estava "seco" e ele não conseguia espalhar, ERRO GRAVE.

Ao adicionar mais água no concreto que já vem pronto da usina a sua trabalhabilidade aumenta, mas em contrapartida, o fator água/cimento despenca, levando a resistência deste concreto para baixo, conforme observado na relação abaixo:

Relação A/C

Não autorizamos a adição de água e como sempre eu gosto de fazer uma abordagem mais didática, expliquei aos construtores e ao dono da obra sobre a relação água/cimento e a questão da resistência da estrutura.


Outro ponto que observamos em ambas as obras (e acredito que em todas que já fui), as caixas de luz posicionadas na laje estavam, em pelo menos um ponto, em desacordo com o projeto de iluminação, por simples falta de atenção e uma conferida no projeto antes de instalar. Depois que concretou a laje, já era, o erro é permanente.




Imaginem o que acontece em uma obra sem a supervisão de um profissional e que o dono da obra não fica sabendo?

Ao contratar uma obra, contrate um engenheiro para fazer o acompanhamento, garantindo assim que a obra ficará exatamente como projetado e que não surgirão patologias durante sua vida útil, será o melhor investimento na sua obra.




64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page